segunda-feira, 28 de maio de 2012

Abertas as inscrições do ENEM 2012



Começaram às 10h de hoje as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem se inscrever apenas pela internet, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até 15 de junho. O valor da inscrição é R$ 35, que deve ser pago até 20 de junho.

As provas serão aplicadas em 3 e 4 de novembro. Este ano, o exame terá novidades na avaliação das provas de redação, que serão reavaliadas em caso de discrepância de notas.  O texto que apresentar uma diferença de 200 pontos entre as notas dadas por dois corretores seguirá automaticamente para uma terceira análise. Hoje, para obter essa terceira avaliação, é necessária uma diferença de 300 pontos. O texto também pode seguir para o terceiro corretor caso haja diferença de 80 pontos na análise de um ou mais quesitos considerados na definição da nota. A nota final da redação, cujo valor máximo é de 1.000 pontos, é baseada em cinco itens (veja abaixo), como domínio da língua escrita e aplicação de conceitos de várias áreas de conhecimento.

Se ainda nessa terceira correção persistir a discrepância de pontos, a redação será novamente avaliada, dessa vez por uma banca presencial, formada por três membros. Essa última avaliação não existia na edição do Enem do ano passado. Se a dispersão de pontos permanecer, haverá uma quarta avaliação. Trata-se de uma banca certificadora, coordenada por um doutor que fará uma avaliação final.

Além dessas alterações, o MEC anunciou que os candidatos do Enem terão à disposição um guia de redação, com regras de correção e exemplos de textos considerados modelo. Esse material deverá ser publicado na página do Inep, em PDF e em guias impressos para escolas públicas.

O candidato terá acesso à redação apenas para fins pedagógicos, como ver onde errou, por exemplo. No entanto, ainda não será possível solicitar recurso. O acesso deverá ser feito pela internet, mas a operação ainda está em definição.

Maiores informações do ENEM, estão disponíveis em:  http://enem.inep.gov.br 
Imagem: Divulgação Blog Falando de História

Serviço

Inscrições: serão feitas pelo site www.inep.gov.br, até as 23h59min de 15 de junho, no horário oficial de Brasília

Prova: dias 3 e 4 de novembro de 2012

Prazo do pagamento: 20 de junho


Nenhum comentário:

Postar um comentário