segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Novidades para 2012 - Ação Falando de História

Neste ano de 2012, almejamos que seja o de afirmação e consolidação da Ação Falando de História. Para isto, elaboramos um Plano de Metas para o corrente ano, estamos estabelecendo uma nova organização da Ação FH através de um conjunto de ações programadas. A primeira etapa, se deu com a reunião ocorrida nas dependências do Mercado Público de Porto Alegre, com o encontro de Jéssica de Lima, Noé Gomes e Rossana Fichmann, onde na mesma ocasião foi aprovada a criação do Conselho Editorial formado  por Jéssica de Lima, Noé Gomes,  Rodrigo Pinnow e Rossana Fichmann. A partir de 11 de janeiro de 2012, o Falando de História estará sendo comandado por um grupo e não somente pelo seu idealizador.

Para que todos leitores do Blog FH,. fiquem a par das mudanças na Ação FH é que disponiblizamos a versão pdf do Plano de Metas exposto na reunião de 11 de janeiro.



Abaixo segue a ata do encontro de 11 de janeiro nas dependências do Mercado Público de Porto Alegre

ATA 0001/2012

Aos onze dias do mês de janeiro de dois mil e onze reuniram-se Jéssica de Lima, Noé Gomes e Rossana Fichmann para discutirem o Plano de Metas 2012 da Ação Falando de História.O encontro foi inciado com o levantamento de metas para o corrente ano, Rossana Fichmann apontou a necessidade da criação de uma Web TV e de uma Revista, Em seguida sugeriu que o projeto da  WebTV  ficasse sob responsabilidade sua responsabilidade e de Noé Gomes e que a Revista ficasse sob o comando de Rodrigo Pinnow (ausente por motivos pesssoais da reunião) e Jéssica de Lima. O grupo entrou em comum acordo sobre ambas as propostas. Em seguida Rossana Fichmann também asseverou que tanto para ambas as metas expostas anteriormente será necessário decidir pautas, especificamente ficou em aberto se a Revista tratará só de História ou contará com assuntos afins, ficando a principio estabelecido que a publicação será bmestral, Ainda sobre a revista Noé Gomes se compremeteu com o grupo em buscar registro do Falando de História no ISSN, Outro ponto de grande relevância e que deverá ser decidido em outro encon tro é o da linha de pesquisa da publicação, na ocasião os participantes entendem que possivelmente se seguirá a linha da Nova História Cultural e NeoMarxismo na parte histórica e Neoliberal do âmbito jornalistíco, sendo que o grupo pensa que deverá trabalhar eixos temáticos como Patrimônio cultural, histórico e arqueológico.A reunião seguiu com a intervenção de Noé Gomes, quando o mesmo ressaltou a estruturação organizacional do Falando de História preconizada pelo Plano de Metas, cuja a aprovação foi plena do grupo, tendo como definição que todos os presentes somando o colega Rodrigo Pinnow farão parte do Conselho Editorial da Ação Falando de História,
Ficou também decidido que haverá uma vez por semana uma reunião ordinária com o grupo, outro ponto importante por sugestão de Jéssica de Lima e adesão dos presentes, ficou decidido que o Conselho Editorial terá como função básica fazer seleções de conteúdos e de novos membros. Assim, interessados em participar do Falando de História deverão se submeter ao Conselho Editorial, 
Ficou decidido que o Portal Falando de História ficará ainda sob o comando de Noé Gomes e o mesmo indicou ao Conselho Editorial a participação de Maicon Kunzel, entretanto. o grupo está esperando posição do colega. Também sobre o Portal FH, Noé Gomes ressaltou que a hospedagem do site, até então realizada pela empresa Locaweb, deverá sofrer modificação, já que há um custo muito elevado e há outras empresas com custo menor, Noé afirmou que não deverá continuar com a prestação de serviços desta empresa provavelmente.
Ainda em tempo, ressalto que sobre a parte financeira e técnica da Revista foram discutidos os seguintes aspectos: se a publicação será somente digital ou terá uma versão impressa, número de tiragem, editoras que poderiam fazer a publicação do periódico , Jéssica de Lima  compremeteu-se em verificar as questões de custo para a publicação em forma de papel, sendo que ficou de comum acordo duas reuniões especificas, uma sobre a Revista e a outra sobre a WebTV. Para concluir, ressalto que o Projeto da RádioWeb ficará para o próximo ano, conforme decisão do Conselho Editorial.
Sem mais no momento, seguem as assinaturas dos presentes no encontro,

Nenhum comentário:

Postar um comentário