quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mestrado em História da UPF com inscrições até 14 de dezembro


O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) está com inscrições abertas para o curso de mestrado até o dia 14 de dezembro. A inscrição pode ser feita pelo site da UPF (www.upf.br) no link Pós-Graduação – Inscrições. O processo seletivo é constituído por uma prova escrita, uma entrevista, além de análise de currículo e do pré-projeto de pesquisa.
O PPGH possui área de concentração em História Regional voltada à produção de conhecimentos em um viés específico diverso dos demais programas existentes no Rio Grande do Sul. No total são oferecidas 20 vagas para as linhas de pesquisa Política e Cultura e Espaço, Economia e Sociedade. Até o ano de 2010 o programa já havia formado 175 mestres.

Política e Cultura
A linha agrega as pesquisas e estudos sobre a política relacionada às formas e relações de poder, aos fenômenos das práticas políticas e da cultura política regional, nacional, internacional e suas fronteiras, os fenômenos culturais no âmbito social, os movimentos culturais e estéticos, os sistemas capacitadores ou meios sociais e documentais de criação, sustentação e reprodução desde as especificidades do folclore até a cultura de massa. Incorpora, também, os estudos historiográficos sobre as micro e macroabordagens das esferas política e cultural, observando as suas interfaces.

Espaço, Economia e Sociedade
Esta linha envolve pesquisas e estudos sobre os processos de ocupação do espaço e formas societárias, no que se refere às relações e conflitos sociais, econômicas, políticos e simbólicos, nas dimensões regionais e inter-regionais; as comunidades nativas; a formação da sociedade luso-brasileira - cativos, caboclos, colonos; a gênese, estruturação e desenvolvimento da sociedade capitalista.

Bolsas
O programa dispõe de três programas de bolsas. A Bolsa de Apoio Institucional oferece auxílio de 25%, a Bolsa UPF de 50% e a Bolsa Capes 100% de gratuidade na mensalidade do curso. A seleção para cada um dos benefícios é regida por edital próprio que é disponibilizado logo após a divulgação do resultado do processo de seleção do PPGH que acontece até o dia 09 de janeiro de 2012.
PPGH

Outras informações sobre o PPGH podem ser obtidas diretamente no site do programa www.ppgh.upf.br, ou ainda pelo telefone 54 3316-8339.

Fonte: Assessoria de Imprensa UPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário