quarta-feira, 17 de agosto de 2011

39 anos da ULBRA



Nesta terça-feira, 16 de agosto, são comemorados os 39 anos da Universidade Luterana do Brasil. No momento em que enfrenta dificuldades financeiras, a Instituição foca suas atividades na área do ensino e está em tratativas com o Governo Federal para aprovação do Plano de Reestruturação elaborado pela Reitoria.

A data foi celebrada com o ato Abrace a ULBRA, que teve forte adesão da comunidade acadêmica e da sociedade. Promovido pelo Movimento A ULBRA é Nossa, organizado por uma comissão de professores e funcionários, o evento recebeu o apoio da Associação dos Professores da ULBRA (ADULBRA), Associação dos Funcionários da ULBRA Canoas (ASSFULBRA),  Diretório Central de Estudantes, Sindicato dos Professores (SINPRO-RS), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Privado (SINTEP), bem como de representantes da CUT e do senador Paulo Renato Paim.
O Movimento Abrace a ULBRA deseja garantir uma solução para a Universidade, bem como a manutenção dos 6.500 empregos existentes no Complexo Educacional, que está distribuído em seis estados brasileiros.  Segundo os seus coordenadores, o movimento é uma resistência à possibildiade de leilão da instituição ou de transferência da sua gestão para o domínio da especulação financeira e da mercantilização do ensino.


Reitoria agradece

Representando a Reitoria, o professor Ricardo Willy Rieth agradeceu a manifestação em apoio à Universidade. Fez a leitura de mensagem do reitor Marcos Fernando Ziemer, que segue abaixo:

Mensagem do Reitor

Prezados colaboradores e professores da Universidade Luterana do Brasil

Caros amigos, autoridades, membros da nossa comunidade de Canoas e região

Hoje se comemoram os 39 anos da Universidade Luterana do Brasil. Queremos, inicialmente, agradecer a Deus por todas as bênçãos que tem propiciado a nossa instituição, em todos estes anos.

A ULBRA é, sem dúvida alguma, parte integrante da história de vida de milhares de pessoas que aqui já deixaram e deixam o seu quinhão de contribuição com seu trabalho.

Também, centenas de professores foram fundamentais na construção do nome da Universidade. E com seu incansável trabalho auxiliaram a ULBRA a ser hoje a sexta melhor universidade particular brasileira, segundo os critérios do MEC.

A ULBRA teve papel fundamental na vida de milhares de alunos egressos que aqui conquistaram seu diploma de curso superior, e hoje exercem a profissão dos seus sonhos. Pelo seu perfil confessional, a Instituição contribuiu e contribui na transformação de alunos em profissionais, mas com certeza, também, na sua formação como pessoas.

Temos, então, muito a agradecer a Deus, nesta data.

A todos vocês que aqui estão, e aos que participam deste movimento independente de apoio à ULBRA, que se repete hoje nas nossas unidades externas, o nosso agradecimento.

Vocês estão fazendo história. Vocês são atores, neste momento, da sua própria história e da história da ULBRA.

Esta mobilização, que surge da vontade dos professores e dos colaboradores, e tem o apoio da comunidade, é muito importante para demonstrar à sociedade o papel transformador da Universidade.

Agradecemos suas manifestações. Agradecemos por se comprometerem, ainda mais, com a nossa Universidade.

 Reitoria da ULBRA, como todos vocês sabem, trabalhou na montagem de uma proposta de Plano de Reestruturação da Universidade que está em avaliação pelo governo federal. O mesmo tem a responsabilidade de decidir por uma solução para o pagamento da dívida da instituição, que é o desafio a ser enfrentado.

Nós, da Reitoria, com a colaboração de muitos de vocês, fizemos uma proposta que temos certeza que pode ser o caminho para a solução. Foi um trabalho exaustivo e está em fase de conclusão. 

Nesta data, não podemos estar presentes a este ato, pois estamos nos dirigindo a Brasília. Lá, mais uma vez, estaremos em tratativas com o Governo Federal, pleiteando em favor da aprovação do Plano de Reestruturação de nossa Universidade.

Ao retornarmos, no final da semana, estaremos agendando um novo momento de integração com vocês, colaboradores e professores, no qual atualizaremos o andamento das tratativas junto ao Governo Federal.

Muito obrigado, mais uma vez, pelo apoio, amor e dedicação à Universidade, e parabéns a todos nós pelos 39 anos da ULBRA.

Marcos Fernando Ziemer
Reitor

Mensagem da ADULBRA

A Associação dos Professores da ULBRA divulgou seu manifesto em defesa da reestruturação ULBRA, bem como a manutenção dos 6.500 empregos. Leia aqui

Fonte: Site da ULBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário