terça-feira, 31 de maio de 2011

Exposição Manuscritos na História


O Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público do Estado de São Paulo torna pública a exposição “Manuscritos na História”, buscando trazer, aos olhos do público, um pouco da história e das mudanças, ao longo do tempo, de documentos produzidos sob a forma manuscrita.
Os documentos manuscritos fazem parte da História do Brasil e, por muito tempo, foram soberanos na esfera particular e da administração pública. Dentre uma seara de documentos, num universo de 7 mil metros linearesdisponíveis para consulta, não foi tarefa fácil a seleção daqueles que constituem essa exposição.
Dividida em dez ambientes, a exposição aborda diversas formas de documentos manuscritos, representativos do ponto de vista historiográfico e, também, do acervo do Arquivo Público do Estado de São Paulo, sendo que algumas salas tratam de tipologias específicas enquanto outras têm um perfil mais genérico.
Não obstante, com a preocupação de difundir o acervo e algumas possibilidades de uso de documentos de arquivo em sala de aula, disponibilizamos algumas propostas de atividades pedagógicas a serem desenvolvidas nos ensinos Fundamental e Médio.
No limiar do século XXI, em plena era tecnológica, o Núcleo de Ação Educativa objetiva apresentar um tipo de documentação que paulatinamente tem deixado de ser usada, em especial no âmbito da administração pública, mas que ainda hoje tem importância comprobatória e histórica para a sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário