terça-feira, 24 de maio de 2011

Agenda CPDOC/FGV

1. "Global Terrorism: Concepts and Consequences" (SP) - Palestra com o Embaixador da Índia no Brasil

O Centro de Relações Internacionais da FGV convida para a palestra do embaixador indiano B.S. Prakash, intitulada "Global Terrorism: Concepts and Consequences". A palestra será seguida de debate sobre terrorismo global e suas implicações geopolíticas depois da morte de Osama bin Laden.
A Índia tem sido, durante as últimas décadas, um dos países mais afetados por ataques terroristas, a maioria atribuída a militantes islâmicos. Em 2006, mais de 180 pessoas morreram em atentados em estações de trem em Bombaim, além dos atentados do 26 de novembro de 2008, na mesma cidade, com 195 mortos.
O terrorismo na Índia está diretamente ligado à situação geopolítica no Paquistão e no Afeganistão, onde a Índia se posiciona como ator chave, preparando-se para a retirada das tropas americanas em 2014. Hoje, a Índia já é um dos parceiros principais da OTAN nas tentativas de estabilizar uma das regiões mais perigosas do mundo e reduzir o risco de novos ataques terroristas da dimensão do 11 de setembro de 2011.
Qual é a perspectiva da Índia sobre o tema, e como a morte de Osama bin Laden deve afetar o combate contra o terrorismo global?
A palestra será em inglês e sem tradução simultânea. 

Data: 24 de maio, 11h 
Local: EESP - Fundação Getulio Vargas - sala 4000, 4º andar
Rua Itapeva, 474, São Paulo

2. Workshop: Programa de Informação Profissional: Ciências Sociais - História

Tendo por objetivo fornecer aos estudantes e jovens profissionais uma visão abrangente sobre as novas potencialidades do mercado de trabalho para cientistas sociais e historiadores, a Escola Superior de Ciências Sociais do CPDOC/FGV realiza o Programa de Informação Profissional. Através de palestras e workshops promovidos por profissionais de destacada e reconhecida atuação, será possível compreender a nova dinâmica de inserção profissional nestas áreas e os novos campos de atuação para os cientistas sociais e historiadores. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.
Dia 25 de maio, apresentações de Eliana Granado (antropóloga - FURNAS) e Monique Sochaczewski Goldfeld (historiadora - CPDOC/FGV) 

Data: 25 de maio de 2011, quarta-feira, às 14h 
Local: Fundação Getulio Vargas, sala 308, 3º andar
Praia de Botafogo, 190.

3. As Cidades, a Cidade: política, arquitetura e cultura na cidade do Rio de Janeiro

O Laboratório de Estudos Urbanos (LEU) do CPDOC convida para a palestra de Paula de Oliveira Camargo (Arquiteta, Mestre em Bens Culturais e projetos Sociais pelo CPDOC/FGV). 

Data: 25 de maio de 2011, quarta-feira, às 16h30 
Local: Fundação Getulio Vargas, sala 406, 4º andar
Praia de Botafogo 190, Rio de Janeiro

4. Argélia – 50 anos da morte de Fanon e 45 d’A Batalha de Argel

O Laboratório de Pensamento Social do CPDOC/FGV (LAPES), convida para a palestra de Arthur Poerner (1939). Poerner é escritor e jornalista carioca, ex-presidente da Fundação MIS/RJ e do Sindicato dos Escritores do Estado. Ex-prof. de Jornalismo da UERJ, trabalhou no Jornal do Commercio, Correio da Manhã, Voz da Alemanha, Pasquim, Istoé, Jornal do Brasil, TV-Globo, membro da ABI e tantos outros. Autor de vários livros, entre eles: O poder jovem: história da participação política dos estudantes brasileiros, na 5ª edição, e o romance Nas profundas do inferno, lançado na Espanha, premiado na Itália. 


Data: 27 de maio de 2011, sexta-feira, às 15h 
Local: Fundação Getulio Vargas, sala 306, 3º andar
Praia de Botafogo, 190.

5. Cineclube FGV – sessão dupla

O cineclube FGV convida para a exibição dos documentários "Bethânia bem de perto – A propósito de um show", de Eduardo Escorel e Júlio Bressane, e "Uma noite em 67", de Renato Terra e Ricardo Calil. O curta-metragem "Bethânia bem de perto", realizado em 1966, acompanha Maria Bethânia, que acabava de chegar ao Rio de Janeiro para substituir Nara Leão no show Opinião. O filme "Uma noite em 67", de 2010, resgata a noite de 21 de outubro de 1967, quando aconteceu a final do III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, uma das mais importantes da Era dos Festivais. Uma disputa acirrada entre jovens artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, que mudaria os rumos da MPB.
Após a exibição dos filmes haverá debate com os diretores Eduardo Escorel e Renato Terra.
Duração: "Bethânia bem de perto", 33 minutos. "Uma noite em 67", 93 minutos 


Data: 27 de maio de 2011, sexta-feira, às 18h 
Local: Fundação Getulio Vargas, sala 306, 3º andar
Praia de Botafogo, 190.

6. De cidade morta a cidade turística: uma análise da trajetória da preservação e do desenvolvimento turístico em Ouro Preto.

O Laboratório de Estudos do Turismo, Esportes e Lazer (LETEL) do CPDOC convida para a apresentação de Leila Bianchi Aguiar (Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Unirio) intitulada “De cidade morta a cidade turística: uma análise da trajetória da preservação e do desenvolvimento turístico em Ouro Preto” 


Data: 31 de maio de 2011, terça-feira, às 14h30 
Local: Fundação Getulio Vargas, sala 418, 4º andar
Praia de Botafogo, 190.

7. Entre grãos e pixels, os dilemas éticos na restauração de filmes: o caso de Terra em Transe

O Laboratório de Acervos, Memória e Informação (LAMI) do CPDOC convida para a apresentação "Entre grãos e pixels, os dilemas éticos na restauração de filmes: o caso de Terra em Transe", dissertação defendida por Marco Dreer Buarque no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC). 


Data: 3 de junho de 2011, sexta-feira, às 14h30 
Local: Fundação Getulio Vargas, sala 419, 4º andar
Praia de Botafogo, 190.

8. "La grande histoire du Olympique de Marseille"

O Laboratório de Turismo, Esporte e Lazer (LETEL), em parceria com o SPORT (Laboratório de História do Esporte e do Lazer - UFRJ), convida para a apresentação de Gilles Bertuzzi e Yann Pécheral, jornalistas esportivos franceses, autores do livro La grande histoire de l'OM (Paris: Éditions Prolongations, 2010).
A apresentação será seguida de debate sobre a prática dos esportes no Brasil e na França. Haverá tradução simultânea. 


Data: 10 de junho de 2011, sexta-feira, às 14h 
Local: Fundação Getulio Vargas, Auditório 1013, 10º andar
Praia de Botafogo, 190.

9. Ateliê do Pensamento Social

O Laboratório de Pensamento Social (LAPES) do CPDOC convida para o seminário Ateliê do Pensamento Social, que será realizado nos dias 26/08 e 02/09 na FGV. O evento é direcionado para estudantes de pós-graduação das áreas de Ciências Sociais, História e Direito que trabalhem com temas relacionados ao pensamento social e que estejam cursando Mestrado ou Doutorado.
Os interessados deverão se inscrever até o dia 10/08 no endereço http://cpdoc.fgv.br/laboratorios/lapes/atelie, onde será solicitado: a) o link para o currículo Lattes; b) uma versão do projeto de pesquisa, de preferência entre cinco e dez páginas. Os participantes selecionados receberão certificados e poderão assistir à programação que está na página do seminário.

10. Seleção de bolsista para o CPDOC em São Paulo

O CPDOC oferece uma vaga de estágio na área de Ciência Política/Relações Internacionais para alunos de graduação que tenham fluência em inglês (oral e escrito).
Interessados devem enviar currículo pelo formulário que está em http://cpdoc.fgv.br/saopaulo/estagio até 16 de junho. Os selecionados para a primeira fase serão avisados no dia 20 de junho do horário de sua entrevista, a ser realizada na ultima semana de julho. O selecionado iniciará suas atividades em 01 de julho 2011.
As atividades do estágio incluem: auxílio na gestão de projetos de pesquisa e eventos acadêmicos; elaboração de relatórios, ensaios bibliográficos e sínteses temáticas de fontes primárias de pesquisa para divulgação em novas mídias sociais; gestão de atividades de história oral do programa de pesquisa das Relações Internacionais do Brasil contemporâneo; auxílio na gestão do relacionamento com outros centros de relações internacionais no Brasil e no exterior. Carga horária: 30 horas semanais

11. Seleção de bolsista para Relações Internacionais

O Centro de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV/CPDOC), em parceria com a Fundação Konrad Adenauer no Brasil, comunica a abertura do processo para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Pesquisa Konrad Adenauer em Estudos Europeus. As inscrições estão abertas até 5 de junho. O edital completo, com detalhes sobre a bolsa e o perfil pretendido dos candidatos, está disponível na página http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/Edital%20KAS&FGV.pdf

Fonte: CPDOC/FGV

Nenhum comentário:

Postar um comentário