domingo, 3 de abril de 2011

Aniversário de falecimento de João Paulo II

Papa João Paulo II em sua terceira
visita ao Brasil, em 1997
Foto: Wikipédia
 Há seis anos atrás, o mundo se despedia de um dos papas mais populares da história  da Igreja Católica. Karol Józef Wojtyła (1920-2005) ou simplesmente João II.
João Paulo II foi o 256° papa, o seu nome é uma homenagem ao seu antecessor (João Paulo I)
O seu papado durou quase 30 anos, sendo o terceiro pontificado mais longo da história.
O seu pontificado teve como marcas peculiares, como o diálogo inter-religioso e por sua postura diplomática. 
O site Wikipédia (embora, não seja uma fonte de pesquisa e sim de consulta),relata os ultimos dias de João Paulo II:
Já com a doença de Parkinson muito avançada, no dia 30 de Março de 2005, surgiu à janela do seu escritório para tranquilizar os católicos, e já era muito evidente o seu estado extremamente debilitado. No último Domingo de Páscoa, o Papa ainda abençoou os fiéis, mas pela primeira vez no seu pontificado não conseguiu pronunciar a tradicional 'Urbi et Orbi'. Às 21h37, hora de Roma, do dia 2 de Abril de 2005, o Mundo parou perante a notícia da morte do Santo Padre mais viajado de sempre. As exéquias fúnebres decorreram na Praça de São Pedro, pela manhã do dia 7 de Abril de 2005. A cerimónia fúnebre durou três horas, sob alta segurança, presidida pelo então, decano dos cardeais, o Cardeal Joseph Ratzinger. Assistiram 2500 convidados, entre Chefes de Estado, primeiros-ministros, e outras personalidades. O corpo de João Paulo II está sepultado nas Catacumbas Vaticanas.
A capa do jornal New York Tmes
em 2005
 A sua morte repercutiu em todo o mundo, como informou o Portal Terra na época, em uma reportagem sob o título "Morte do Papa é manchete em jornais no mundo", no corpo do seu texto é ressaltado que jornais como o estadunidense "New York Times", o britânico "Times", destacaram o falecimento de João Paulo II.




Links relacionados:

Papa  João Paulo II, site Wikipédia, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papa_Jo%C3%A3o_Paulo_II#Pontificado
Morte do Papa é manchete em jornais no mundo, disponível em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário