quarta-feira, 2 de março de 2011

Conheça o O EMANCIPA: curso pré-vestibular

O EMANCIPA Porto Alegre nasceu inspirado no trabalho desenvolvido pela Associação 19 de Setembro (S19) que se consolidou em São Paulo e já conta com 10 cursinhos.

A proposta da S19 é estimular a cidadania através da valorização e defesa da educação pública e pelo incentivo ao desenvolvimento intelectual do estudante. Para isso, ajuda os jovens de baixa renda a ingressar na universidade através do curso preparatório gratuito, com ênfase na preparação para o ENEM. (Exame obrigatório para quem quer uma bolsa do PROUNI. Também é adotado como forma de seleção de várias universidades federais.)

O nome Associação 19 de Setembro (S19) é uma homenagem ao grande educador Paulo Freire, que nasceu neste dia. Freire trabalhou pela educação popular, com ênfase na alfabetização e na formação da consciência crítica. A pedagogia concebe a educação como um instrumento de autonomia e emancipação do ser humano, que num processo interativo e participativo entre educadores, educandos e realidade, amplia horizontes e rompe fronteiras.

Alguns exemplos do trabalho da S19 são o  Cursinho Popular do Butantã, o Cursinho Popular Paulo Freire, o Cursinho Popular Solano Trindade e o Cursinho Popular Chico Mendes. Todos localizados no estado de São Paulo. Além disto, entendendo que o acesso à cultura em suas variadas formas é parte integrante e fundamental  na formação dos seres humanos, a S19 mantém ainda outros projetos como atividades culturais, de educação e cinema, estudos do meio e oficinas de música e cinema.

EMANCIPA EM PORTO ALEGRE

O EMANCIPA iniciará suas atividades educacionais em 2011 com 100 alunos em duas turmas de 50 estudantes cada, sob a coordenação executiva da ex-deputada federal Luciana Genro e uma equipe de educadores altamente qualificada.

ATENÇÃO  INTERESSADOS!!!
Local e  hora daa inscrições:  saguão do Colégio Julio de Castilhos , em Porto Alegre, das 13h às 19h30 até o dia 15 de março.
Fonte: site do Curso Emancipa

Nenhum comentário:

Postar um comentário