terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Faixa de pedestres de Londres é transformada em patrimônio histórico

 O local ficou famoso ao ser capa de um álbum dos Beatles. No fim da década de 70, a faixa foi redesenhada três metros adiante para facilitar o trânsito na Abbey Road, rua dos estúdios da banda inglesa.



Uma cidade da Europa, com quase de dois mil anos de história, ganhou recentemente mais um patrimônio histórico. É uma faixa de pedestres.


Eis o caminho do sucesso! Foi trilhado por quatro fenômenos da música mundial. Ninguém menos que Paul, John, George e Ringo.

Uma turista australiana é só uma das centenas de pessoas que visitam todos os dias um dos endereços mais conhecidos de Londres: Abbey Road, a rua dos estúdios onde os Beatles revolucionaram as técnicas de gravação nos anos 70.

Lá o barato é imitar a cena imortalizada na capa do último disco que o quarteto gravou. Vale até tirar o sapato em pleno inverno.


“Eu disse: ‘pai, vou pra Londres'’. Ele falou: ‘tira uma foto pra mim, não esquece’. Foi a única coisa que ele pediu'', conta uma fã.

A famosa banda inglesa se desfez em 1970. Mas para os fãs daquela época e para os que continuaram surgindo mesmo depois, a faixa de pedestres é parada obrigatória em Londres. Um lugar que mantém viva a memória dos eternos ''meninos de Liverpool''.
O que pouca gente sabe é que a faixa não é a original do álbum. No fim da década de 70, ela foi apagada e redesenhada três metros adiante, para facilitar o trânsito na Abbey Road.

Mas para os turistas e para o governo inglês o que importa é o simbolismo. Tanto que essa faixa de pedestres vai virar Patrimônio Nacional Britânico, status concedido até agora somente para prédios e monumentos históricos. Os fãs dos Beatles aplaudiram a decisão.


Foto do Album Abbey Road (Apple, 1969)

Extraído do Portal G1 - Jornal Nacional


Link relacionado:

Site Globo.com. "Foto mítica dos Beatles, capa do disco 'Abbey Road', completa 40 anos" Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário