quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sites sobre Ditadura Militar no Brasil

Há muito material sobre o período da Ditadura Militar (19641985), eis aqui uma lista de sites bastante interessantes.

CPODOC/FGV

O site reune diversas informações, fontes, entrevistas, imagens sobre a História do Brasil no século XX.


GRUPO DE ESTUDOS SOBRE A DITADURA

Este site é mantido pela UFRJ e reúne diversas informações sobre a Ditadura Militar no Brasil.


HISTÓRIA DO PODER
Histórias do Poder, versão on-line, disponibiliza o conteúdo completo de uma série composta por cinco documentários e uma coleção de livros de três volumes sobre a política no Brasil entre os anos 1900 e 2000. O trabalho realizado ao longo de cinco anos pelos jornalistas Alberto Dines e Florestan Fernandes, entre outros, traz imagens (galerias de fotos e vídeos) e depoimentos históricos.


MEMÓRIA DA CENSURA NA MÚSICA BRASILEIRA
Com a proposta de analisar os efeitos da censura na produção musical durante o regime militar, o recém-lançado site expõe documentos oficiais resgatados no Arquivo Nacional de Brasília e do Rio de Janeiro

MEMÓRIA DA CENSURA NO CINEMA BRASILEIRO
Cinco mil documentos que incluem processos de censura, material de imprensa e relatórios do DEOPS de 175 filmes brasileiros.

ARQUIVOS DA DITADURA - PORTAL FALANDO DE HISTÓRIA

Página voltada sobre a questão da abertura dos Arquivos da Ditadura. Contém diversos textos, vídeos entre outros materiais.

Outros links sobre a questão da Ditadura no Brasil, podem ser vistos em: http://www.falandodehistoria.com.br/paginasespeciais/arquivos-ditadura/linksinteressantes.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário