terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Cursos de capacitação e atualização em gestão documental


A Anima Ensino - Mídia e Conhecimento divulga minicursos online, à distância e presenciais.

Normas e procedimentos para a segurança de documentos
Minicurso on-line via Webconferência
Permitir o acesso seguro à informação contida em documentos físicos e digitais preocupa as instituições em função do grande volume gerado. Assim, neste curso será discutido o estabelecimento e aplicação de normas e procedimentos para a garantia desta segurança.
Dias 19 e 22 de março às 18h

NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À GESTÃO DOCUMENTAL

Curso on-line via Webconferência
Este curso é composto pelo conjunto de mini-cursos de Normas e Procedimentos Aplicadas à Gestão Documental. Serão discutidas questões como: qual a sua definição e como ela se relaciona com transparência e racionalidade administrativa? Qual o sentido e a importância de normas técnicas para esse universo de atuação? entre outras.
De março a Julho.

Norma Técnica: Mobiliário e Equipamentos para Guarda Documental

Minicurso on-line via Webconferência

A segurança de documentos nos seus diferentes suportes deve ser item obrigatório de qualquer política institucional. Para que isto ocorra, as recomendações técnicas para aquisição de equipamentos, mobiliários e definição de áreas que detenham arquivos ou acervos devem ser consideradas.

Dias 23 e 24 de abril às 18h

Normas e Procedimentos de Sigilo e Acesso a Documentos

Minicurso on-line via Webconferência

Cada vez mais dispomos de diferentes suportes para a produção, tramitação e armazenamento de documentos, fazendo com que as instituições busquem estabelecer políticas de sigilo e acesso às informações. Assim, discutiremos os princípios de acesso e sigilo que garantem a preservação da informação, de acordo com regulamentação legal.

Dias 14 e 17 de maio às 18h

Normas e Procedimentos: Produção, Circulação e Divulgação

Minicurso on-line via Webconferência

Um acervo documental fará sentido à medida que for disponibilizado e utilizado para a produção de conhecimento e inovação. Assim, discutiremos a normatização envolvida desde a produção documental até a sua divulgação. Esta normatização visa estabelecer procedimentos corretos durante o decurso da utilização da informação.

Dias 25 e 28 de junho às 18h

Normas e Procedimentos para Arquivamento e Consulta de Documento

Minicurso on-line via Webconferência

A Gestão Documental necessita de normas e procedimentos que estabeleçam seus prazos de guarda. Estes prazos são definidos por meio de tabelas de temporalidade que estejam de acordo com a legislação vigente, para garantir que estes sejam guardados por prazos de acordo com necessidades legais.

Dias 2, 5, 16 e 19 de julho às 18h

Microfilmagem e Digitalização aplicadas à Acervos Institucionais

Minicurso on-line via Webconferência

Este webinar abordará os aspectos legais em torno do uso da microfilmagem e digitalização, seu desenvolvimento histórico, possibilidades e potencialidades nas instituições. Também serão discutidas as repercussões das tecnologias sobre acervos institucionais e acervos históricos ou de longa permanência.

Dias 27 e 30 de agosto às 18h

Preservação de Documentos Digitais e seus Requisitos

Minicurso on-line via Webconferência

O volume de informações atualmente produzido extrapola as possibilidades de organização, guarda e disponibilização por longos períodos. Assim, serão discutidos o estabelecimento de critérios para a determinação de quais informações deverão ser mantidas, para quê e com que finalidade.

Dias 24 e 27 de setembro às 18h


Extraído do site da  ANPHU Nacional. Disponível em: http://www.anpuh.org/informativo/view?ID_INFORMATIVO=2598

Nenhum comentário:

Postar um comentário