sábado, 28 de janeiro de 2012

Boletim Eletrônico ANPHU-RS


MENSAGEM DA DIRETORIA


Caros(as) Associados(as):

Com alegria, encaminhamos um balanço geral de gestão da atual diretoria (2010-2012), no sentido de informá-los sobre as atividades que estamos desenvolvendo. Cumpre ressaltar que nossa Associação alcançou tal relevância científica e cultural no nosso campo profissional – conquistada por esses anos de renovação e atuação incansável – que as demandas cresceram de modo visível.  Por outro lado, a conjuntura política favorável no estado a uma maior participação na gestão de  políticas públicas vinculadas a nossa área de interferência  teve como conseqüência a busca por espaços de diálogo onde a ANPUHRS pudesse fazer-se presente. E como não poderia deixar de ser, as circunstâncias vinculadas à preservação de acervos de determinadas instituições  colocou a urgência de uma atuação política contumaz. Como é de conhecimento de todos, a diretoria não atua solitária e temos a agradecer a participação privilegiada de nosso Presidente da ANPUH Nacional, Benito Bisso Schmidt, e de vários outros colegas das IES que se prontificaram a contribuir com a associação em diversas instâncias de representação. A seguir, listamos as atividades nas quais estamos atuando:

1 – Regulamentação Profissional: os associados reunidos em Assembleia no dia 11 de junho de 2011, no Memorial do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre foram unanimemente favoráveis à regulamentação da profissão de historiador, defendendo exclusivamente a nomenclatura de Historiador ao profissional contemplado pela regulamentação, sem distinções entre bacharéis e licenciados, sendo reconhecido aquele que obteve o diploma mediante curso de formação específica emitido por Instituição de Ensino Superior, conforme o estabelecido em lei. A defesa da profissionalização visa amparar legalmente profissionais diplomados em cursos de história presentes nas mais variadas instituições, sejam elas de pesquisa, ensino, extensão, acervos, arquivos, bibliotecas e museus. Além disso, visa a inserção deste profissional em editais concernentes a concursos e seleções específicas.

2 – Descarte de Acervo da Biblioteca Pública Pelotense: a mesma Assembleia, tomando conhecimento do descarte de acervo da  Biblioteca Pública Pelotense, manifestou seu veemente repúdio a todos estes atos, ao mesmo tempo em que clamou por imediatas e urgentes medidas que apurem os fatos e responsabilizem os envolvidos, através de pedido formal de providências ao Ministério Público em apoio à denúncia, encaminhada e combinada conjuntamente com a ANPUHRS ao mesmo órgão pela Professora Beatriz Lonner, da UFPEL. Enquanto aguardava-se o trâmite no MP, a diretoria da ANPUHRS reuniu-se com o Secretário de Cultura de Pelotas com a finalidade de contribuir com a criação de um arquivo histórico naquela cidade, que reunisse a documentação pública do município, incluindo aquela sob guarda da BPP. Na ocasião, o Secretário de Cultura informou que o arquivo será fundado, não havendo ainda previsão para fazê-lo, e que a documentação sob guarda da BPP pertence à Câmara Municipal.

3 – Acervo do Tribunal de Justiça - RS: a Associação vem realizando intenso trabalho no sentido da preservação dos documentos judiciais, fontes fundamentais para o conhecimento de nossa história. Nesse âmbito, em conjunto com a ANPUH Nacional, conseguimos atuar junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) para que historiadores participem ativamente do processo de gestão documental desta instituição, com a indicação de dois representantes da associação e de dois representantes dos cursos de história do estado, com seus respectivos suplentes, para compor a comissão interdisciplinar que irá assessorar o Tribunal nessa tarefa.

4 - XI Encontro Estadual de História: estamos em plena organização da principal atividade científica organizada pela ANPUH-RS, realizado bienalmente, nos anos pares. O XI Encontro Estadual de História ocorrerá entre os dias 23 e 27 de julho de 2012, nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, sob o tema História, Memória e Patrimônio. Informações no site: www.eeh2012.anpuh-rs.org.br.


5 - Coleção ANPUHRS: lançamos o novo edital da Coleção ANPUH-RS ainda em 2011, estando o processo em finalização da concorrência, com previsão de publicação para o segundo semestre de 2012. A Coleção ANPUH-RS edita, no mínimo, uma obra por gestão, a cada dois anos. Os trabalhos publicados consistem em teses de doutorado inéditas e de autoria de associado da Seção ANPUH-RS, defendidas após janeiro de 2009; traduções de obras inéditas em português e de reconhecida relevância para a compreensão da História do Rio Grande do Sul.


6 – Mostra de Pesquisa do Arquivo Público do RS: mais um ano a Associação participou da Comissão Científica deste importante encontro científico, que divulga as pesquisas históricas no nosso estado. 

7 – ANPUHRS na 57ª Feira do Livro: mais um ano a Associação participou da programação da Feira do Livro de Porto Alegre com dois eventos. O primeiro foi organizado pelo GT História Cultural, tendo a participação nacional da professora da Universidade Federal de Uberlândia, Rosangela Patriota. O evento da ANPUHRS contou com a presença do professor da Universidade Federal do Ceará, Francisco Régis Ramos Lopes, que proferiu a palestra intitulada “A História e os museus: desafios da educação na contemporaneidade”. 

8 – FUMPROARTE - Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural de Porto Alegre:estamos providenciando o recadastramento da ANPUH-RS no colégio eleitoral que escolhe os futuros integrantes da Comissão de Avaliação e Seleção (CAS) deste fundo para o ano de 2012. O FUMPROARTE tem por objetivo estimular a produção artístico-cultural da cidade, através de financiamento direto, a fundo perdido, de até 80% do custo total dos projetos de produção (decreto 10.867/93) ou sem limite previsto dos projetos de criação, formação, estudo ou pesquisa (decreto 16.009/08). A distribuição dos recursos é definida mediante concurso público, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura. Vários de nossos associados já tiveram seus projetos aprovados e executados com recursos oriundos desse fundo.

9 – FUMPOA - Fundo Monumenta Porto Alegre: desde a gestão anterior a ANPUHRS apresentou-se como entidade a concorrer para compor o Conselho Curador deste fundo, criado pela Lei Municipal nº 8.936, de 03 de julho de 2002, estando  vinculado à Secretaria Municipal da Cultura e tendo por finalidade financiar as ações de preservação e conservação do patrimônio de áreas submetidas à intervenção do Projeto Monumenta Porto Alegre, no Centro Histórico da capital. Em 2011, decidiu-se que a Associação comporá tal conselho que decidirá sobre os investimentos deste fundo.

10 – Colegiados do Governo do Estado: desde a posse do novo Secretário  de Estado da Cultura, a ANPUHRS colocou-se à disposição para colaborar na definição de políticas para a área de interesse da História, ressaltando os problemas críticos vividos por algumas instituições estaduais para assegurar a preservação e a publicização de seus acervos. A Conferência Estadual de Cultura, realizada em Santa Maria em abril de 2011, criou colegiados específicos para discutir vários temas pertinentes à área. A ANPUH-RS conquistou duas vagas, compondo, desde então, o Colegiado de Museus e o Colegiado de Memória e Patrimônio, que tiveram entre suas atribuições a proposição do Plano Estadual de Cultura para o Estado em cada área. Desde o início do novo governo, ainda, a ANPUHRS tem sido convidada, sistematicamente, - seja sua diretoria, sejam seus GTs - pelo Museu Julio de Castilhos para participar de discussões sobre suas ações e projetos. Além disso, a ANPUHRS foi convidada a integrar o Conselho Consultivo do Memorial do Rio Grande do Sul, conforme Dec. nº 42.282 de 03 de junho de 2003, para o biênio 2012 – 2013, que tem como finalidade auxiliar no planejamento e na elaboração das ações culturais a serem desenvolvidas e disponibilizadas para o público em geral por meio daquela instituição. 

11 – Fórum de Graduação e Fórum de Pós-Graduação: continuamos organizando os programas de pós-graduação e os cursos de graduação em História do estado no sentido da discussão e defesa de seus assuntos pertinentes.



12 – NOSSA SEDE: a Associação disponibiliza aos associados e seus Grupos de Trabalho, ótima infraestrutura de nossa sede, incluindo acesso a internet sem fio e equipamentos de projeção áudio-visual para realizar de reuniões e pequenos eventos.

Saudações históricas!
Diretoria e Conselho da ANPUH-RS (Gestão 2010-2012)

DESTAQUES


CONCURSOS E SELEÇÕES


CURSOS E ENCONTROS


CHAMADAS DE ARTIGOS 




LANÇAMENTOS











DIVERSAS





Fonte: ANPUH-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário