segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Google celebra nascimento de Marie Curie com Doodle Especial

O aniversário do nascimento do cientista Marie Curie foi comemorado com um doodle do Google. Ilustração: Google
Fonte TheGuardian

O nascimento da ganhadora do prêmio Nobel cientista Marie Curie foi sendo marcada pela Google com uma foto dela em sua bancada de trabalho na página do mecanismo de busca em casa. O físico polonês naturalizado e químico é conhecido por seu trabalho pioneiro sobre a radioactividade e por sua importante contribuição para a luta contra o câncer.

Curie nasceu em Varsóvia, em 07 de novembro de 1867, mas mudou-se para Paris em 1891 para prosseguir os seus estudos em matemática e física na Sorbonne. Trabalhando ao lado do marido Pierre, ela é creditado com a descoberta de polônio e rádio, o ex-nomeado após o país de seu nascimento. O casal foi agraciado com o prêmio Nobel de Física em 1903, juntamente com Henri Becquerel, o descobridor da radioatividade.

Curie também promoveu o uso do rádio para fins terapêuticos. Durante a primeira guerra mundial ajudou a desenvolver pequenos, móveis de raios-X unidades que poderiam ser usadas para diagnosticar lesões perto da frente de batalha. Como diretor da Cruz Vermelha radiológicos serviço, ela visitou Paris recolhimento de dinheiro, materiais e veículos. Em outubro de 1914 ela partiu para a frente. Ela trabalhou com lá com sua filha Irene, então com 17 anos, em estações de acidentes de compensação, radiografar os soldados feridos para localizar fraturas, balas e estilhaços. Ela também realizou cursos de formação em novas técnicas para atendentes de medicina e médicos.

Curie passou a receber um segundo prêmio Nobel, desta vez de Química, em 1911.

Curie foi vítima do elemento que ela usou para ajudar os outros, morrendo em 04 de julho de 1934 de anemia perniciosa, desenvolvido através de anos de exposição à radiação. Ela foi a primeira mulher a ser sepultada no Panteão de Paris para sua próprias realizações, e foi possivelmente a primeira mulher a fazer uma contribuição tão significativa para a ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário