quinta-feira, 26 de maio de 2011

Encarte do Professor

Material didático produzido por uma parceria entre o Ministério da Educação e a Revista de História da Biblioteca Nacional ajuda na elaboração de aulas mais ricas e interessantes


Todo bom professor de história está continuamente em busca de materiais didáticos que possam aprimorar cada vez mais suas aulas. Sabendo disso, a Revista de História da Biblioteca Nacional - que nos últimos anos se tornou uma grande parceira dos educadores brasileiros - vem editando e publicando o "Encarte do Professor", material que pode se tornar um verdadeiro aliado para os docentes de história. Várias escolas brasileiras já recebem o encarte e aqueles que ainda não conhecem o projeto, é possível fazer o download do material, na íntegra, no site da revista.

"O Encarte do Professor" (clique aqui para acessar) nasceu de uma parceria entre a Revista de História da Biblioteca Nacional (RHBN) e o Ministério da Educação. Desde 2010, o material didático já está presente nas escolas públicas de todo o país e vem tornando o processo de ensino-aprendizagem de história uma experiência muito mais rica, dinâmica e prazerosa.

Os encartes foram elaborados com o objetivo de oferecer sugestões de trabalhos em sala de aula, com propostas de atividades que buscam despertar a curiosidade dos alunos não só pela História do nosso país, como também pela leitura de um modo geral. Isso não significa que o professor deve abandonar outros materiais, inclusive aqueles que ele já está acostumado a usar em suas aulas. O "Encarte do Professor" agrega valor ao planejamento do professor, além de enriquecer a visão sobre determinados conteúdos programáticos

Bem diagramado e com um layout bastante charmoso (traço inerente aos projetos da RHBN), o "Encarte do Professor" é também de fácil manuseio e possui uma linha editorial bastante cuidadosa. Tanto na forma como as atividades são propostas quanto na sugestão de leituras e autores. No site da revista, além de poder fazer o download dos encartes, o docente pode ainda ter acesso aos artigos citados nos encartes. Dentre os autores, destacam-se nomes como José Murilo de Carvalho, marcos Bretas, René Gertz, Marieta de Moraes Ferreira, Lila Moritz Schwarcz, Caio Boschi e outros importantes nomes da historiografia brasileira. Acesse o site e aproveite o material, inteiramente gratuito. Ele foi feito especialmente para você, professor.

Você já usa os “Encartes do Professor” ou pretende utilizá-los? Clique aqui e diga como você usa ou pretende usar o material em sua escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário