terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Projeto Férias Vídeo Memória: Cinema - Memorial do Rio Grande do Sul

O Memorial do Rio Grande do Sul  está promovendo  o Projeto Férias  Durante as terças e quintas-feiras do mês de janeiro, o Memorial do Rio Grande do Sul vai exibir uma mostra de grandes sucessos do cinema que retrataram cenas da nossa história, como O Quatrilho e Olga. As exibições serão no Auditório Oswaldo Goidanich, às 12h15min (horário sujeito a alteração), com entrada gratuita.  Já foram exibidos o fime "A Missão", 'O Sobrado"  Confira o restante da programação:

18/01 – Terça - UM CERTO CAPITÃO RODRIGO (Brasil/1971)

Um cavaleiro, meio soldado meio gaudério, cabelos dourados, chega a uma pacata cidade. Ninguém poderia imaginar que aquele homem estava entrando também em suas vidas, conquistando o coração das mulheres e admiração dos homens. No sangue, ferve o amor e a guerra pela liberdade: “viver com honra ou morrer com dignidade”. Baseado na obra O Tempo e o Vento de Erico Verissimo, o filme é dirigido por Anselmo Duarte.
Horário de exibição: 12h15min.


20/01-Quinta - ANAHY DE LAS MISIONES (Brasil/1997)

É a saga de uma mulher e seus filhos lutando pela sobrevivência durante a Revolução Farroupilha. Juntos, arrastando um velho carroção, enfrentam a guerra, a morte e o medo. Mãe coragem, Anahy só tem um objetivo: manter unida sua família a qualquer custo. Para sobreviver, perambulam pelo Rio Grande recolhendo pertences dos combatentes mortos e negociando-os com soldados de ambas as facções. Evitando comprometer-se a qualquer um dos lados, acredita que assim a tragédia da guerra não vai envolvê-la. O filme é dirigido por Sérgio Silva.

Horário de exibição: 12h15min.

25/01-Terça - NETTO PERDE A SUA ALMA (Brasil/2001)

Antonio de Souza Netto é um general brasileiro que é ferido no combate na Guerra do Paraguai. Sua recuperação é no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe acontecimentos estranhos, como o capitão de Los Santos acusar o cirurgião de ter amputado suas pernas sem necessidade e reencontrar um antigo camarada, o sargento Caldeira. Netto rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistara no Corpo dos Lanceiros Negros, além do período em que viveu no Uruguai. O filme é dirigido por Tabajara Ruas e Beto Souza.

Horário de exibição: 12h15min; 15h30min.

27/01-Quinta - O QUATRILHO (Brasil/1994)

Rio Grande do Sul, 1910. Em uma comunidade rural composta por imigrantes italianos, dois casais muito amigos se unem para poder sobreviver e decidem morar na mesma casa. Mas o tempo faz com que a esposa de um se interesse pelo marido da outra, sendo correspondida. Após algum tempo, os dois amantes decidem fugir e recomeçar outra vida, deixando para trás seus parceiros, que viverão uma experiência dramática e constrangedora, mas nem por isso desprovida de romance. O filme é baseado na obra do mesmo título de José Clemente Pozenato, e dirigido por Fábio Barreto.

Horário de exibição: 12h15min.

Fonte: Memorial do Rio Grande do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário