sábado, 15 de janeiro de 2011

8ª edição de "O Campo da História"

8
Capa da livro em português
Lançado há seis anos pela Editora Vozes, o livro “O Campo da História”
está chegando em 2011 à sua  8ª edição, o que, para um livro acadêmico, é
considerado como uma trajetória editorial de significativo sucesso. A obra se dirige não apenas ao público acadêmico da área de estudos de História, como também se volta para o leitor especializado que deseja ampliar seus conhecimentos sobre a História, enquanto um campo de conhecimento, inclusive familiarizando-o com o ponto de vista do historiador. O objetivo do livro O Campo da História é apresentar ao leitor, de maneira clara e objetiva, os vários campos e modalidades em que a História hoje se divide. O autor discute campos como a História Social, a História Econômica, a História Política, a Micro-História, a História Regional, a História Serial, a Geo-História, e muitos outros - procurando esclarecer ao leitor em que se caracteriza mais propriamente cada um destes campos em que hoje se vê partilhado o saber historiográfico.
Capa da obra em
espanhol
O livro se propõe a empreender um balanço sistemático do que é a História hoje, com suas várias modalidades, domínios e abordagens, e para além disto busca mostrar ao estudante de História, ao Pesquisador e aos aficcionados de História os vários objetos e tipos de fontes pertinentes a cada uma das modalidades historiográficas, os métodos e aportes teóricos com que elas trabalham recorrentemente, além de exemplificar os vários casos com obras célebres da historiografia internacional e nacional. Para além disto, o livro também empreende uma reflexão sobre a fragmentação do conhecimento científico (a particularmente do conhecimento historiográfico) no século XX, propondo como forma de superação desta fragmentação e isolamento intra-disciplinar a prática da interdisciplinaridade e o estabelecimento de conexões criativas dentro do próprio campo de sub-especialidades historiográficas. A obra pode ser indicada paras as disciplinas dos cursos de Graduação e Mestrado em História que tem por objeto a Teoria e Metodologia da História, e também a Historiografia.

Sobre o autor
 José D’Assunção Barros  que é Historiador e Professor de História, com Doutorado pela Universidade Federal Fluminense. É Professor-Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em História, e Professor-Colaborador do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No Ensino de História, tem se especializado tanto nas áreas de Metodologia, Teoria e Historiografia, como nas áreas de História Cultural e de História da Arte, escrevendo regularmente livros e artigos relacionados a estes campos.

Link relacionado:
História e Poder -  Blog Falando de História publicado no dia 02/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário