quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Revolução de 1930 em Dossiê

O CPDOC-FGV disponibiliza em site um dossiê sobre a Revolução de 1930 que agrega documentos, entrevistas, arquivos e outros materiais. Para acessar clique na imagem. Descrição do site abaixo.

Abertura
A Revolução de 1930 inaugurou um período da história nacional que muitos ainda acreditam não estar totalmente encerrado. Oitenta anos depois, historiadores, cientistas sociais e intelectuais divergem sobre o legado desse período que trouxe Getúlio Vargas ao poder. Este portal pretende chamar a atenção para esse importante evento que marcou os rumos da política e da democracia brasileira.

Ecos da revolução
Ao oferecer ao público parte de seu acervo referente à Revolução de 1930, este Dossiê dá destaque especial à memória e aos relatos orais existentes sobre uma das obras mais importantes publicadas sobre o tema. Trata-se do livro “A Revolução de 1930”, que é comentado por seu próprio autor, Boris Fausto, em uma entrevista exclusiva concedida aos pesquisadores Paulo Fontes e Ludmila Ribeiro por ocasião da comemoração dos 80 anos desse evento.

A revolução de 1930 no acervo do CPDOC
Poderão ser encontrados aqui os principais elementos que compõem o acervo do CPDOC e de alguma forma estão relacionados à temática “Revolução de 1930”. São documentos textuais (manuscritos ou impressos) e visuais pertencentes aos arquivos pessoais de homens públicos doados ao CPDOC, além de depoimentos colhidos pelos pesquisadores do Centro.

Produção acadêmica
Esta janela reúne e põe à disposição do leitor os escritos do corpo docente e de pesquisadores do CPDOC acerca da Revolução de 1930 e de temas afins. Artigos, ensaios e capítulos de livro visam a atender ao interesse de todo aquele que queira se debruçar sobre o assunto.
Fonte: Blog Curso de História da UPF
Extraído de: http://historiaupf.blogspot.com/2010/12/revolucao-de-1930-em-dossie.html
magem: Site Blog Curso de História UPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário