terça-feira, 7 de setembro de 2010

''O ESPAÇO DA GEOGRAFIA''



A partir de hoje, o blog Falando de História abre espaço para essa essencial disciplina : ''Geografia''

A estréia ocorre em uma data importante para a nação, nada mais justo que o 7 de setembro, dia da Independência, concretizada em 7 de setembro de 1822, com o Grito do Ipiranga", de Pedro Américo, segundo a versão positivista da História.


Mas de uma importância similar a da Independência do Brasil, temos a Geografia.


O que significa Geografia? Geo = Terra Grafia = Demarcar = Demarcar a terra

Bom a ciência geográfica tem um significado muito maior que a demarcação e delimitação da terra. Se voltarmos a Grécia antiga ou a idade média notaremos a importância da Geografia, desde a ocupação de territórios como na identificação de diferentes climas e nas orientações espaciais através dos astros. Com o avanço das diferentes formas de relação na sociedade e a evolução tecnológica a geografia teve que se adaptar a estes novos meios, pois e no espaço geográfico que se realizam as manifestações da natureza e as atividades humanas. Por isso, compreender a organização e as transformações sofridas por esse espaço é essencial para a formação do cidadão consciente e crítico dos problemas do mundo em que vive.

Um comentário:

  1. É com grande alegria que o Falando de História, apresenta esta nova coluna. Prof. Luciano, sejas bem vindo nesta empreitada!!!

    ResponderExcluir